sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Dicas para economizar energia
POR TRIBUNA
As altas temperaturas e a falta de chuvas têm feito com que os juizforanos utilizem mais alguns aparelhos elétricos. Com isso, a conta de energia pode ficar mais alta neste início de ano. Ventilador, ar condicionado e geladeira, por exemplo, são exigidos ao máximo no verão. Conforme a Cemig, o consumo de energia depende de duas variáveis: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles. Portanto, em sua residência, você possui dois caminhos para evitar o desperdício ao adquirir um eletrodoméstico: tentar identificar entre os similares os que possuem menores potências e prestar atenção no tempo de funcionamento destes, pois, em muitas das vezes, os equipamentos permanecem ligados desnecessariamente.

Os aparelhos etiquetados pelo Inmetro e Procel indicam aqueles que consomem menos energia, como os enquadrados nos modelos A ou B da escala, que vai até G.

A Cemig alerta que o valor gasto com o consumo de energia é inúmeras vezes superior ao preço de compra de um equipamento elétrico. A exemplo da compra de um veículo, em que o consumo de combustível é levado em consideração, o mesmo comportamento deve ser adotado na compra de qualquer aparelho.

Quem quer ir além e deseja investir numa economia constante, uma opção é instalar o sistema de aquecimento solar. Uma família de quatro pessoas que utiliza o chuveiro durante uma hora por dia gasta cerca de R$ 1 mil por ano apenas com banhos. Um sistema solar para essa família está na faixa de R$ 2.500 e tem uma durabilidade de mais de dez anos. Conforme a Cemig, o valor investido pode ser recuperado rapidamente.


Publicidade


ECONOMIA

30/01/2015 Material escolar sobe até 85% em JF
29/01/2015 Fim do prazo de adesão ao Simples
29/01/2015 Alíquotas de PIS e Cofins sobre combustíveis sobem no domingo

29/01/2015 Procon divulga pesquisa de material escolar

29/01/2015 Mais de 100 sugestões para transporte em JF

http://www.tribunademinas.com.br/dicas-para-economizar-energia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário